Does this newsletter look strange? View it online

CorPower Ocean assegura 9 milhões de euros em financiamento de capital para tecnologia revolucionária de energia das ondas em Portugal.

A ronda de financiamento foi liderada pela Midroc New Technology, com investimento adicional por parte da ALMI Invest Greentech, EIT InnoEnergy e um grupo de investidores privados.

70564-pr_corpower_9_milhoes.jpg

O capital angariado será utilizado para produzir os primeiros Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) à escala comercial em Portugal, no âmbito do projeto emblemático da CorPower, HiWave-5​,​ bem como para o desenvolvimento, a longo prazo, da capacidade de fornecimento, operação e manutenção dos parques de energia das ondas futuramente comercializados.
 
O financiamento de capitais, combinado com investimentos públicos que cofinanciam o programa, irá apoiar os esforços pan-europeus da CorPower na Suécia, Portugal, Escócia e Noruega. 
 
Patrik Möller, CEO  da ​CorPower Ocean, afirmou: “Este pacote de financiamento assinala outro marco importante na missão da empresa de introduzir uma nova classe de produtos WEC certificados e com garantias​. É com satisfação que vemos o apoio forte e contínuo dos investidores que partilham a nossa visão de trazer para o mundo tecnologia de energia das ondas fiável e competitiva, desbloqueando uma das maiores fontes inexploradas de energia não poluente do planeta.”
  
O projeto de demonstração HiWave-5 visa converter a tecnologia de ondas da CorPower num produto financiável até 2024, provando a capacidade de sobrevivência, desempenho e economia de um conjunto de WECs ligados à rede de distribuição elétrica no Norte de Portugal. O que irá desbloquear o acesso ao financiamento tradicional de projetos de energias renováveis, para os projetos, de matriz comercial, desenvolvidos pelos nossos clientes. ​ 
 
A CorPower Ocean é líder global em tecnologia de energia das ondas. A sua nova geração de WECs de alta eficiência, inspira-se nos princípios de funcionamento de coração humano, em particular na forma como este faz bombeia o sangue. Oferece cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo, em comparação com as tecnologias anteriormente conhecidas, o que permite recolher uma grande quantidade de energia através de dispositivos consideravelmente mais pequenos e de custo inferior. Isto permite um custo nivelado de eletricidade (LCOE - Levelized Cost of Electricity) altamente competitivo, tornando o objetivo EUR 30/MWh claramente alcançável.
 
Este anúncio de financiamento ocorre pouco depois de a CorPower ter divulgado os planos para um novo centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico, Manutenção e Operação no valor de 16 milhões de euros (USD 18,1 milhões de dólares) em Viana do Castelo. O local será a base de operações para execução das fases finais do projeto HiWave-5 das quais fazem parte a já referida demonstração na Aguçadoura. 
 
Ingvar Eriksson, BCO da EIT InnoEnergy Scandinavia afirmou: “Temos vindo a apoiar a CorPower desde 2012 e estamos felizes com o progresso feito até este momento, tendo provado os princípios e a física da tecnologia no mar. A InnoEnergy avaliou muitas tecnologias de energia oceânica e vimos a CorPower avançar para uma posição de liderança na corrida para torná-la uma fonte de energia dominante. Aguardamos ansiosamente o percurso contínuo e estamos convencidos de que a CorPower pode desempenhar um papel significativo na evolução do cabaz energético sustentável e contribuir para os objetivos europeus de descarbonização.” 
 
Andreas Gunnarsson da Midroc New Technology ​afirmou: “A CorPower continua a cumprir os objetivos e a sua abordagem passo a passo prudente confere credibilidade ao setor. Esta tecnologia tem, sem dúvida, a capacidade de tornar o mundo um lugar melhor e é com agrado que vemos cada vez mais grandes empresas de serviços públicos e promotores de projectos envolvidos.” 
 
Markus Hökfelt da ALMI Invest Greentech​ afirmou: “Vemos a energia das ondas como uma tecnologia-chave na transição para um sistema de eletricidade 100% renovável. A energia das ondas pode tornar-se uma fonte de equilíbrio que permite alta penetração de energias renováveis com o menor custo do sistema possível.”​
 
- FIM -
 
Para obter informação adicional:
www.corpowerocean.com / info@corpowerocean.com
Contato de Midia: Sam Pinnington sam@pressing.co Tel: +44 (0)7919 010092.
Poderá encontrar aqui um kit de imprensa com informação geral e imagens de alta resolução.
 
Acerca da CorPower Ocean
A CorPower Ocean traz para o mercado uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC – Wave Energy Converters) de alta eficiência, que permitem a captação robusta e rentável de eletricidade das ondas oceânicas. O princípio de conceção inspira-se nos princípios de funcionamento de coração humano, em particular na forma como este faz bombeia o sangue, e oferece cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo em comparação com as tecnologias anteriormente conhecidas, o que permite recolher uma grande quantidade de energia através de um dispositivo pequeno e de baixo custo. A capacidade exclusiva de o WEC da CorPower se tornar transparente para as ondas que chegam fornece capacidade de sobrevivência para o WEC em condições de tempestade.
 
A equipa da CorPower inclui 45 especialistas em energia das ondas de 13 países, com escritórios na Suécia, Portugal, Noruega e Escócia. A empresa conta com um amplo apoio em toda a Europa, com financiadores como a InnoEnergy, a Comissão Europeia, os governos sueco e escocês, Midroc New Technology, fundo ALMI Greentech e investidores privados adicionais.
 
Acerca da Midroc New Technology 
A Midroc New Technology é o braço de investimento do grupo Midroc, com um portfólio focado em empresas de tecnologia de ponta e energia limpa. A Midroc possui operações em propriedades, construção, indústria e tecnologia ambiental, com 3600 funcionários e faturamento de SEK 6 bilhões.
 
Acerca da Almi Invest Greentech fund
Almi Invest é o investidor de startups mais ativo da Suécia. Os investimentos são feitos através de oito fundos regionais de VC e um fundo nacional de GreenTech. A Almi Invest administra um património total de SEK 3 bilhões e, desde então, começou a investir em mais de 600 startups.
 
Acerca da EIT InnoEnergy
O EIT InnoEnergy é o mecanismo de inovação para energia sustentável em toda a Europa. Apoiamos e investimos em inovação em todas as etapas da jornada - da sala de aula ao cliente final. Com nossa rede de parceiros, construímos conexões por toda a Europa, reunindo inventores e indústria, graduados e empregadores, pesquisadores e empreendedores, empresas e mercados. O InnoEnergy foi criado em 2010 e é apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).
 
Notas aos editores:
O programa estruturado de verificação de produtos em cinco fases da CorPower é reconhecido como a melhor prática do setor. Inclui a verificação passo a passo de que o plano comercial é sustentado pelas métricas físicas e económicas em cada fase, desde modelos em pequena escala (desde 2012) a produtos de matriz em escala real (plano para 2023). Testar cada máquina a seco em carregamento de onda simulado e controlado em terra para depurar e estabilizar as máquinas antes da implantação no oceano é uma parte essencial da estratégia. Inclui um processo rigoroso de certificação com a DNV-GL e validação independente do desempenho do dispositivo pela EMEC e pela WavEC.

O que torna a tecnologia CorPower única?
O Conversor de Energia das Ondas (WEC) da CorPower produz cinco vezes mais eletricidade por tonelada (>10MWh/t) do que qualquer outra tecnologia de ondas conhecida, combinando:
  1. Capacidade de sobreviver a tempestades, e
  2. Captura de energia fortemente ampliada em condições do mar regulares.
 O WEC possui quatro características patenteadas de relevo: 
  1. Sistema de pré-tensão pneumática. Torna o dispositivo transparente para as ondas de tempestade e reduz em 40% os materiais necessários em comparação com um WEC equilibrado por gravidade convencional, o que reduz o CAPEX;
  2. Tecnologia de controlo de fase WaveSpring, proporcionando um aumento de 300% na Produção Anual de Energia (AEP) para um determinado tamanho de bóia.
  3. Tecnologia de caixa de transmissão em cascata, permitindo uma conversão robusta do movimento linear ampliado em rotação com baixas perdas.
  4. Tecnologia de casco composto, eliminando problemas de corrosão de água salgada e proporcionando uma vida útil longa.
Os WECs da CorPower possuem capacidade para recolher a mesma quantidade de energia anual de uma bóia com 1/10 de volume em comparação com o WEC de absorção de pontos convencional.[1] Em comparação, um WEC de 300kW da CorPower mede 9x18 metros e pesa 60 toneladas, enquanto outros dispositivos de ondas podem medir centenas de metros e pesar vários milhares de toneladas para a mesma capacidade. Obter grandes quantidades de eletricidade de um pequeno dispositivo reduz significativamente o CAPEX. Além disso, os dispositivos leves e compactos são menos dispendiosos para o transporte, instalação e manutenção, o que reduz o OPEX.
 

20473-corpower_slide.jpg

[1] Bóias de suspensão, dispositivos de absorção de pontos e matrizes, J. Falnes, J. Hals, 2
Don't want to receive newsletters from WAVEC? Click here to unsubscribe