Does this newsletter look strange? View it online

CorPower Ocean lança projeto pioneiro de energia das ondas no Norte de Portugal

91302-corpower.jpg

Viana do Castelo, 7 de julho de 2020.

Com um plano de investimento de 16 milhões de euros, a CorPower está a estabelecer um centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Serviços para Conversores de Energia das Ondas em Viana do Castelo.

91919-viana_castelo.png

Está escolhido o local para apoiar o projeto de demonstração emblemático da CorPower, HiWave-5, e para o desenvolvimento a longo prazo da capacidade de fornecimento e serviços dos parques de energia das ondas. Vários fatores contribuíram para a eleição de Viana do Castelo para este investimento: um sólido conjunto de engenheiros de setores adjacentes, tais como eólicas marítimas, fabrico de compósitos e estaleiros navais, universidades de alto nível e infraestrutura industrial, incluindo portos e ligação à rede, permite um alargamento eficaz das operações na região.
 
Portugal apresenta ainda um ambiente ideal para o HiWave-5 devido aos ativos naturais e à consciência ambiental. O trabalho da CorPower complementa fortemente a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, concebida para criar um cluster de exportação industrial competitivo e inovador para as energias renováveis oceânicas. Recentemente, a operadora de rede REN instalou um novo cabo offshore ao serviço de eólicas flutuantes, e existe um interesse comercial significativo por parte de empresas de serviços públicos e promotores de projetos para o desenvolvimento do projeto de ondas da próxima geração.
 
«Esta é uma etapa crucial na nossa busca pelo desenvolvimento de uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) de alta eficiência», afirma Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean. «O objetivo da CorPower é introduzir com sucesso no mercado produtos WEC certificados e com garantia até 2024, tornando a energia das ondas uma tecnologia viável e capaz de atrair financiamento para projetos de fontes renováveis convencionais».
 
«A energia das ondas pode desempenhar um papel fundamental na transição de Portugal para um país 100% de energia renovável, oferecendo uma plataforma para impulsionar as exportações portuguesas e as oportunidades de investimento a longo prazo para as cadeias de abastecimento locais. O programa HiWave-5 é reconhecido como sendo um dos esforços mais ambiciosos em energia oceânica. Está previsto que a chegada do HiWave-5 cimente a reputação de Portugal como um líder mundial em energia renovável, com investimentos significativos em pessoal, tecnologia e instalações».
 
A CorPower e a Autoridade Portuária APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. - chegaram a um acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo. Proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial.
 
«Este projeto está em linha com os objetivos de sustentabilidade europeus e é um passo considerável para a descarbonização e a implementação em grande escala de energia limpa. Pretendemos servir de exemplo para outros portos europeus, no que diz respeito à utilização das infrestruturas existentes para fins semelhantes», afirmou um porta-voz do Conselho da APDL.

35002-corpower_device.jpg

Patrik Möller acrescentou que a CorPower irá igualmente contribuir para o cluster local de tecnologia marinha e as cadeias de valor relacionadas com o mar. «A chegada da CorPower Ocean Portugal Lda. fornece uma base para aumentar as exportações e atrair investimentos internos para a região», afirmou. «Encontram-se planeados cerca de quinze trabalhos de engenharia altamente qualificados para os próximos três anos, abrangendo desenho e fabrico de compósitos, bem como operações mecânicas, elétricas, de controlo e marítimas». Os primeiros perfis de trabalho encontram-se anunciados aqui.
 
- FIM -
 
Para obter informação adicional:
www.corpowerocean.com / info@corpowerocean.com
Contato de Media: Sam Pinnington sam@pressing.co Tel: +44 (0)7919 010092.
Poderá encontrar aqui um kit de imprensa com informação geral e imagens de alta resolução.
 
Acerca da CorPower Ocean
 
A CorPower Ocean traz para o mercado uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC – Wave Energy Converters) de alta eficiência, que permitem a captação robusta e rentável de eletricidade das ondas oceânicas. O princípio de conceção inspira-se nos princípios de bombeamento do coração humano e oferece cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo em comparação com as tecnologias anteriormente conhecidas, o que permite recolher uma grande quantidade de energia através de um dispositivo pequeno e de baixo custo. A capacidade exclusiva de o WEC da CorPower se tornar transparente para as ondas que chegam fornece capacidade de sobrevivência para o WEC em condições de tempestade.
 
A equipa da CorPower inclui 45 especialistas em energia das ondas de 13 países, com escritórios na Suécia, Portugal, Noruega e Escócia. A empresa conta com um amplo apoio em toda a Europa, com financiadores como a InnoEnergy, a Comissão Europeia, os governos sueco e escocês, Midroc New Technology, fundo ALMI Greentech e investidores privados adicionais.
 
Notas aos editores:
 
O programa estruturado de verificação de produtos em cinco fases da CorPower é reconhecido como a melhor prática do sector. Inclui a verificação passo a passo de que o plano comercial é sustentado pelas métricas físicas e económicas em cada fase, desde modelos em pequena escala (desde 2012) a produtos de matriz em escala real (plano para 2023). Testar cada máquina a seco em carregamento de onda simulado e controlado em terra para depurar e estabilizar as máquinas antes da implantação no oceano é uma parte essencial da estratégia. Inclui um processo rigoroso de certificação com a DNV-GL e validação independente do desempenho do dispositivo pela EMEC e pela WavEC.
 
O que torna a tecnologia CorPower única?
 
O Conversor de Energia das Ondas (WEC) da CorPower produz cinco vezes mais eletricidade por tonelada (>10MWh/t) do que qualquer outra tecnologia de ondas conhecida, combinando:
  1. Capacidade de sobreviver a tempestades, e
  2. Captura de energia fortemente ampliada em condições do mar regulares.
 
O WEC possui quatro características patenteadas de relevo: 
  1. Sistema de pré-tensão pneumática. Torna o dispositivo transparente para as ondas de tempestade e reduz em 40% os materiais necessários em comparação com um WEC equilibrado por gravidade convencional, o que reduz o CAPEX;
  2. Tecnologia de controlo de fase WaveSpring, proporcionando um aumento de 300% na Produção Anual de Energia (AEP) para um determinado tamanho de bóia.
  3. Tecnologia de caixa de transmissão em cascata, permitindo uma conversão robusta do movimento linear ampliado em rotação com baixas perdas.
  4. Tecnologia de casco composto, eliminando problemas de corrosão de água salgada e proporcionando uma vida útil longa.
 
Os WECs da CorPower possuem capacidade para recolher a mesma quantidade de energia anual de uma bóia com 1/10 de volume em comparação com o WEC de absorção de pontos convencional. [1]. Em comparação, um WEC de 300kW da CorPower mede 9x18 metros e pesa 60 toneladas, enquanto outros dispositivos de ondas podem medir centenas de metros e pesar vários milhares de toneladas para a mesma capacidade. Obter grandes quantidades de eletricidade de um pequeno dispositivo reduz significativamente o CAPEX. Além disso, os dispositivos leves e compactos são menos dispendiosos para o transporte, instalação e manutenção, o que reduz o OPEX.
 
 

[1] Bóias de suspensão, dispositivos de absorção de pontos e matrizes, J. Falnes, J. Hals, 2011.

20473-corpower_slide.jpg
Don't want to receive newsletters from WAVEC? Click here to unsubscribe