Does this newsletter look strange? View it online

Terminou o projeto OceaNET – Programa PEOPLE

COMUNICADO
03 outubro 2017

81418-oceanet_logotipo.jpgApós quatro anos de desenvolvimento, o projeto OCEANET chegou ao fim no final de Agosto deste ano. O OceaNET (http://www.oceanet-itn.eu/) é um projeto de Rede de Formação Inicial (Initial Training Network) dedicado à energia eólica offshore e das ondas, que junta um consórcio de 10 parceiros Europeus e 21 parceiros associados. O OceaNET é coordenado pelo WavEC, Centro de Energia Offshore, e obteve financiamento do Programa PEOPLE, Ações Marie Curie, do 7º PQ da União Europeia. O projeto segue as pisadas dos de formação, de sucesso, de nome Wavetrain e Wavetrain2, ambos coordenados pelo WavEC.

O objetivo principal do OceaNET foi o de treinar 13 jovens engenheiros da área científica, oferecendo uma boa base técnica, económica, ambiental e social e uma abordagem orientada para o futuro mercado de Energia Renovável Offshore. Ao fazê-lo, a rede desenvolveu um número de projetos de investigação inovadores, cada um desenvolvido por um dos  formandos de investigação - por um período de 36 meses -, sendo acolhidos por institutos Europeus de investigação e desenvolvimento, universidades ou empresas de renome e ativos na área. As atividades focaram tópicos como planeamento de parques, implementação, operação e manutenção de dispositivos de energia das ondas e eólica offshore. Foi igualmente abordado o tema que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias necessárias de suporte à implementação e operação de parques. A formação foi completada por um conjunto de cursos curtos, no âmbito das energias renováveis offshore. A complementar, o programa incluía ainda estágios em empresas da indústria selecionadas. Os formandos foram ainda fortemente encorajados a seguir doutoramentos. De 13 investigadores, 10 começaram a fazer o doutoramento.

Os cursos curtos que foram organizados no âmbito do programa de formação OceaNET cobriram um largo leque de tópicos relevantes na área de energias renováveis offshore e de importância para o histórico académico dos jovens investigadores. Os cursos curtos seguiram o princípio de “escola de verão”, onde os formandos se juntaram aproximadamente durante uma semana. Consequentemente, os cursos foram não apenas um complemento ao treino destes jovens investigadores na área, mas também uma consolidação de uma comunidade, em termos de networking.

O OceaNET tem sido ativamente representado nas conferências e eventos mais importantes na área de energia eólica offshore e das ondas. Além disso, resultados das investigações dos formandos foram publicados em jornais científicos de relevo.

Para além dos aspetos de formação e educação, foram ainda desenvolvidas atividades de investigação de relevância por esta rede de investigadores. Espera-se que esta rede continue a crescer e a solidificar para além do âmbito do projeto, contribuindo significativamente para manter e reforçar o futuro mercado de energias renováveis offshore.  O crescente interesse da indústria nos investigadores do grupo do OceaNET corrabora esta expectativa e é uma clara indicação de que o projeto atingiu com sucesso os seus objetivos.

Sobre o WavEC Offshore Renewables
WavEC é uma associação privada sem fins lucrativos dedicada à consultoria e atividades de I&D na área da energia renovável marinha, aquacultura offshore e soluções especiais de engenharia.

Contacte-nos
WavEC Offshore Renewables – Centro de Energia Offshore
Morada: Rua Dom Jerónimo Osório, nº 11, 1º andar, 1400 – 119, Lisboa, Portugal
Tel.: +351 21 848 2655
http://www.wavec.org

61183-european_union_hi.jpgThis project has received funding from the European Union’s Seventh Framework Programme for research, technological development and demonstration under grant agreement no 607656

Don't want to receive newsletters from WAVEC? Click here to unsubscribe